Para mudar a política,
é preciso mudar os partidos.
Mais de 70 mil pessoas já assinaram nosso projeto de lei pela reforma partidária.
MANIFESTO
Mais transparência, mais democracia.
Acreditamos que os partidos políticos devem ser transparentes e democráticos. Queremos partidos mais representativos e permeáveis aos anseios da sociedade.
No Brasil, os partidos são financiados por dinheiro público e, na prática, são o único canal de acesso dos indivíduos à representação política.
Entendemos que transparência e prestação de contas são a contrapartida mínima que os partidos devem oferecer à sociedade pelo uso de recursos públicos.
Os instrumentos que existem hoje para controlar o uso que os partidos dão aos recursos públicos são insuficientes.
Consideramos que a Justiça Eleitoral deve ser fortalecida para fiscalizar melhor os partidos, mas acreditamos que devem existir incentivos para que filiados, eleitores, imprensa e sociedade civil organizada participem ativamente desse processo.
Reconhecemos a necessidade de renovação da política brasileira e propomos mecanismos para favorecer a alternância dos dirigentes partidários.
Nossa proposta valoriza os direitos fundamentais de acesso a informação e participação política, sem comprometer a autonomia dos partidos.
Os princípios republicanos expressos na nossa Constituição demandam partidos políticos transparentes e democráticos.
O Movimento pela Transparência Partidária acredita que com mais transparência e participação, os partidos serão mais abertos e representativos, fortalecendo nossas instituições e aprofundando a democracia no Brasil.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.